Qualidade e composição do leite produzido por fazendas que utilizam o sistema compost barn na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul

ID: 
6852
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/88261661727?pwd=c2c0K2ZMRTRhV0JhL011RTA2bHc5UT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/540759db-7f8c-45a2-8ef5-35b2cf9c3b79
Resumo: 
A adoção do sistema compost barn nas propriedades brasileiras vem expandindo, porém, a maior dificuldade dos produtores que utilizam este sistema encontra-se no manejo da cama. A partir disso, objetivou-se estudar como as características da cama poderiam influenciar na qualidade do leite produzido e na sua composição. Foram coletados dados de composição, qualidade, escore de sujidade dos animais, área disponível por vaca e dados referente a cama, como: umidade, temperatura superficial, temperatura a 10cm e a 20cm de profundidade, pH e contagem bacteriana total da cama em oito fazendas leiteiras. Através da análise estatística, foi possível observar correlações entre gordura, proteína e contagem de células somáticas do leite com a contagem bacteriana da cama, de ordem positiva e moderada. Já contagem bacteriana do leite obteve correlação moderada entre o escore de sujidade e a umidade da cama. Estes dados demonstram a importância de uma cama bem manejada contribui para a qualidade e composição do leite.
Autor(es): 
Karise Fernanda
Nogara
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
nogara.karise@gmail.com
Zootecnista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões (2019)Mestranda em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) 
Maity
Zopollatto
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
maity@ufpr.br
Professora adjunta no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná.Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Agronomia [Ciência Animal e Pastagens] ESALQ pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado também pela Universidade de São Paulo (2013).
Karen
Dal Magro Frigeri
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
karen.frigeri@gmail.com
Zootecnista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- Campus Palmeira das Missões (2020)Mestranda em Zootecnia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos/PR.
Modalidade: 
Zootecnia
Data: 
24/11/2020
Hora: 
08:00