Compostabilidade de biopolímeros contendo micropartículas de óleo essencial de óregano

O gerenciamento dos resíduos sólidos é um dos principais desafios urbanos, juntamente com os plásticos, que em consequência do seu descarte e disposição final inadequada, ocasionam impactos ambientais. Em função disto, a substituição dos polímeros sintéticos por biopolímeros vem crescendo e uma alternativa para o tratamento desse material pode ser a compostagem. Objetivou-se neste trabalho apresentar a degradação e a compostabilidade de quatro formulações de biopolímeros a base de amido de mandioca comercial e poli (adipato co-tereftalato de butileno) (PBAT), produzidos com a adição de micropartículas de óleo essencial de orégano, durante o processo de compostagem de resíduos sólidos urbanos (resíduos alimentares e podas de grama) ao qual foram acrescidos. O experimento foi realizado na estufa agrícola da UTFPR – Câmpus Londrina em uma composteira comercial de 435L, que recebeu os resíduos em camadas, sendo os biopolímeros posicionados em contato direto com os resíduos alimentares. O monitoramento da perda de massa dos biopolímeros ocorreu aos 15, 23 e 90 dias do início do processo, assim como os registros fotográficos (este também monitorado aos 60 dias). A perda de massa dos biopolímeros variou de 61,98% a 87,30% e os registros fotográficos demonstraram aspecto quebradiço e escurecimento dos filmes ao longo do processo.
Denise
Maki