Meio Ambiente ligado as boas práticas na produção de leite

O trabalho teve como objetivo acompanhar a evolução das propriedades de leite, demonstrando para a indústria quais cominhos são necessários seguir para assim aumentar as exigências das INs 76/77, e tornar o mercado mais competitivo. A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2019 a agosto de 2020. Foram coletados dados de três propriedades, para a obtenção de dados, foi utilizado uma ferramenta de diagnóstico de Boas Práticas na Agropecuária (BPA) contendo indicadores agrupados segundo as seis áreas chaves, relacionadas no guia FAO/IDF. Neste trabalho foi avaliado a área chave: Meio Ambiente. Dentro de cada propriedade foram realizadas as perguntas relacionadas com o tema e as alternativas que o produtor poderia escolher de acordo com o que for mais compatível com a realidade da propriedade e o seu manejo, cada opção contendo uma porcentagem (20%, 40%, 60%, 80%, 100%). Através deste questionário realizado percebe-se que as propriedades, apresentam um padrão que está de acordo com o cuidado do meio ambiente, assim foi possível observar a mudança relacionada aos cuidados com o meio ambiente que vem cada vez mais se aproximando ao padrão de excelência.
Karoline
Duhatschek
duhatschek17@gmail.com
Graduanda de Bacharel em Zootecnia pela UTFPR Campus Dois Vizinhos, formada pelo Colégio Imperatriz Dona Leopoldina de Entre Rios em Técnico em Agropecuario. Bolsista no grupo de Pesquisa NEPRU, Nucleo de Ensino e Pesquisa em ruminantes, Unepe Bovinocultura de Corte.
Adalberto Luiz de
Paula