Avaliação da cobertura foliar via radiômetro e aplicativo analisador de imagem

A cobertura foliar é uma informação importante na agricultura e a utilização de software analisador de imagem, embarcado em smartphone, facilitaria o acesso a esses dados. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi determinar a cobertura foliar em grama Mato Grosso, comparando os métodos por Greenseeker e aplicativo analisador de imagens. Foi utilizado uma área com grama Mato Grosso para a coleta dos dados de cobertura foliar via software analisador de imagem Canopeo e o NDVI utilizando o sensor ativo Greenseeker. O experimento foi conduzido em dois dias e dois horário para que a unidade experimental estivesse sob a incidência da radiação solar e sombreado. Para simular a variação da cobertura foliar foi construído um limitador de área utilizando papel kraft e a variação foi de 10% partindo de 0 até 100% em uma área de 0,71m x 0,32m. As leituras foram realizadas em triplicata para ambas metodologias. A obtenção da cobertura foliar utilizando o software analisador de imagem e o Greenseeker apresentou o mesmo comportamento com alta correlação variando entre 0,987 e 0,945. As duas metodologias não foram influenciadas pelo fator presença ou ausência da irradiação solar, com alta correlação, variando de 0,991 e 0,977. Conclui-se que o aplicativo Canopeo apresenta-se como uma ótima ferramenta para a determinação de cobertura foliar em grama Mato Grosso sendo validado pelo sensor ativo Greenseeker. Com a grande difusão dos smartphones o aplicativo pode ser de grande utilidade para os pequenos agricultores e jovens pesquisadores.
Ramily Micheleti de Azevedo Oliveira
Meneses