Desenvolvimento de unidade de controle de temperatura de baixo custo para fermentador de bancada

O desenvolvimento de um sistema de controle de temperatura com ausência de todo aparato de compressor de refrigeração reduz o porte da unidade, o rastro de carbono e consumo de energia. Desse modo, este projeto teve como objetivo desenvolver uma unidade de controle de temperatura para fermentadores de camisa dupla de bancada de baixo custo utilizando-se água como agente de refrigeração/aquecimento. O protótipo desenvolvido possui dois reservatórios de água, sendo um para aquecimento (por resistências) e outro para resfriamento (utilizando células de Peltier). O controle de temperatura envolveu o desenvolvimento de um programa para microcontrolador ESP32, responsável pelo acionamento do sistema de aquecimento/refrigeração, armazenamento e envio de dados para aplicativo de celular, que foi desenvolvido para que usuários do equipamento monitorem ou controlem a temperatura em tempo real. Devido a problemas técnicos, ensaios foram feitos com relés  e confirmaram o bom controle do programa utilizado para o microcontrolador ESP32. Os ensaios com o aplicativo de celular desenvolvido permitiram monitorar e alterar os parâmetros programados de modo remoto.
Lyssa
Setsuko Sakanaka