Python e JavaScript como primeiras linguagens no ensino de programação

ID: 
7638
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82906526167?pwd=bS93dlNqbER6b3I5UERVMUF2cTZhdz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/bc6828ea-785f-4472-bc38-2e0f3d186727
Resumo: 
Esta pesquisa objetiva realizar um levantamento sobre vantagens, desvantagens e considerações do uso de Python e JavaScript como linguagens introdutórias no processo de ensino-aprendizagem dos fundamentos de programação, considerado o contexto dos cursos do Câmpus Guarapuava da UTFPR. Conforme análise feita, as disciplinas introdutórias de programação do câmpus usam Java e C como linguagens e apresentam uma taxa de reprovação de 57,52% (dados de 2011 a 2019). Diante disso, procedeu-se com o estudo dos elementos básicos das linguagens Python e JavaScript, bem como consequente análise de vantagens e desvantagens para o ensino introdutório de programação. Foram desenvolvidos minicursos dessas linguagens para avaliação prática com alunos. A oferta dos minicursos (mesmo on-line) foi prejudicada pelo período de pandemia, entretanto tentativas subsequentes serão feitas. Os resultados dessa pesquisa foram úteis para o processo de atualização da matriz curricular do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, na escolha de JavaScript como primeira linguagem de programação. Para os cursos de engenharia, considerou-se Python como alternativa mais adequada.
Autor(es): 
Alan
Michael de
Oliveira
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
alanoliveiramichael@gmail.com
Eleandro
Maschio
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
eleandrom@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Computação
Data: 
26/11/2020
Hora: 
08:00