Produção de material didático no contexto de PFOL da UTFPR-CT

ID: 
6356
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82612124569?pwd=NCs3dzhydDRDT2NrVThobWpnU0h3Zz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/8bbe3141-72aa-41c3-b69a-fedce10f5927
Resumo: 
O presente artigo apresenta uma das práticas desenvolvidas durante a bolsa concedida pelo Departamento de Extensão, que consistiu em um curso intensivo de português para alunos venezuelanos em situação de migração forçada. Para a elaboração de tal curso, foram realizadas reuniões entre alunas e professoras da graduação de Letras Inglês, pertencentes ao Programa do PFOL. Após planejar, elaborar e reunir atividades apropriadas que atendessem à demanda do público, o curso teve uma carga horária total de 15 horas nas dependências da UTFPR-CT. Por fim, para encerrar o curso, foi aplicado um questionário que procurou saber se houve o aprendizado da língua e se as expectativas em relação ao curso foram atingidas, além de buscar entender quais pontos poderiam ser aprimorados para outra edição do curso. A partir dos resultados obtidos pelo questionário final, as respostas dos alunos apontaram que o curso possibilitou não só um contexto formal de ensino aos migrantes, mas também um espaço simbólico para que pudessem exercer sua subjetividade enquanto sujeitos em trânsito, por/a partir de uma língua e cultura distintas da sua materna.
Autor(es): 
CASSIA
CORREA THEODORO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
cassiactheodoro@gmail.com
http://orcid.org/0000-0002-2675-5730
Graduanda do curso de Letras Inglês, Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM). Áreas: Linguística, literatura, educação, ensino, Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).
Jeniffer
Imaregna Alcantara de Albuquerque
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
jenifferalbuque@utfpr.edu.br
https://orcid.org/0000-0002-1498-3680
Doutora em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná como docente no curso Licenciatura em Letras Inglês.
Modalidade: 
Educação
Data: 
24/11/2020
Hora: 
11:00