A organização do ensino de Estatística na Oficina Pedagógica de Matemática

ID: 
6245
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/82612124569?pwd=NCs3dzhydDRDT2NrVThobWpnU0h3Zz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/45e5f184-dc35-48a4-bb19-8d8bebe63862
Resumo: 
O projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) ocorre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2015 e tem como pressuposto teórico a teoria histórico-cultural, a teoria da atividade e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). A OPM tem como objetivo promover a utilização dos pressupostos da AOE na Educação Básica, e com esse fim, integrando professores universitários, professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura em Matemática para propor a organização do ensino de algum conteúdo matemático. Em 2020, optou-se pela Estatística e, devido à pandemia, os encontros estão ocorrendo a distância. Nestes foram desenvolvidas duas situações desencadeadoras de aprendizagem, para que os sujeitos em formação continuada compreendessem o movimento da OPM e o estudo de currículos que norteiam os professores em sua atividade de ensino. Como uma das ações do projeto, os participantes devem criar situações de ensino de Estatística considerando o referencial teórico adotado pelo projeto e os elementos discutidos ao longo dos encontros.
Autor(es): 
Renata
Aparecida da
Silva
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
renatas@alunos.utfpr.edu.br
Maria
Lucia
Panossian
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
mlpanossian@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Educação
Data: 
24/11/2020
Hora: 
10:00