Fronteira e frigoríficos fatores ordenadores dos novos fluxos migratorios em Medianeira

Essa pesquisa realizou um mapeamento dos novos Fluxos migratórios em Medianeira, o município foi tomado como amostra por estar próximo a região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e por haver a presença de frigoríficos. Para isso, investigou fontes documentais de vários órgãos governamentais como Prefeitura Municipal e do Governo Federal.  A pesquisa identificou a presença de paraguaios em maior número no município com chegada  a partir de  2012, atingindo o maior pico migratório em 2019. Esse ano foi também registrado com maior recepção de imigrantes  haitianos e venezuelanos,  quais assim como paraguaios exercem relações de trabalho cuja ocupações majoritariamente estão  presentes em frigoríficos como alimentador de linha de produção, desossador e  trabalhador de avilcultura de corte. O único país que não registrou trabalho desqualificado ou de menor valorização foi a Argentina, esses imigrantes exercem atividades melhores remuneradas sendo a única nacionalidade  que consegue desempenhar atividade profissional condizente a formação profissional auferida no país de origem.
Marina Lima Magalhães da
Cunha