A relevância da extensão universitária na pandemia COVID-19: catadores em quarentena

Em virtude da pandemia declarada pela OMS em março de 2020, as dinâmicas das cidades tiveram que se adaptar às novas exigências de saúde pública. Este artigo descreve as articulações relacionadas à suspensão da coleta seletiva em Almirante Tamandaré (PR), para evitar maiores riscos ocupacionais aos catadores de materiais recicláveis. Diante desse cenário, os catadores, que já vivenciavam a vulnerabilidade social e financeira, ficaram em situação ainda mais crítica. Os extensionistas do projeto ‘Atentar-se à exclusão para contribuir com a inclusão’, em conjunto com a ONG CEFURIA, em caráter de exceção organizaram a campanha ‘Catadores em Quarentena’. A campanha segue arrecadando recursos para compra de produtos de subsistência para os catadores e orientando quanto aos programas para acesso aos auxílios emergenciais disponíveis. A participação dos extensionistas na campanha seguiu até agosto de 2020, quando as associações assinaram Termos de Colaboração com o município e passaram a receber remuneração mensal. Após a atuação na campanha, os extensionistas retomaram os objetivos iniciais do projeto visando dignificar o trabalho dos catadores.
Giulia
Mazeto
Nunes
g.mazeto@hotmail.com