Oficinas de promoção do protagonismo feminino de mulheres rurais: o caso de Santa Helena, PR

O objetivo geral desse projeto é realizar oficinas de reconhecimento do papel e do protagonismo de mulheres rurais por meio do uso de métodos participativos, promovendo oportunidades de empoderamento e de construção de redes de diálogo para superação da marginalização feminina e da melhoria da qualidade de vida, aliado a formação de agrônomos humanamente mais sensíveis a questões sociais. Assim sendo, as atividades do projeto foram divididas em duas etapas, a primeira em que a equipe executora se reuniu para analisar a forma em que iria alcançar os objetivos e portanto quais oficinas desenvolver, e a segunda etapa, a aplicação do projeto com o grupo de mulheres selecionado, formado por mulheres e demais integrantes da família. As oficinas consistiram de espaço de diálogo, de modo que o grupo compartilhou histórias vivenciadas, e encontraram de alguma forma, nessas histórias, a sua própria identidade. Foram realizadas duas oficinas, pode-se notar semelhança entre as trajetórias das mulheres, em que, na maioria, tiveram uma infância de violência e trabalho árduo, que hoje refletem em suas personalidades. Pode se concluir, parcialmente, que os objetos do projeto estão sendo alcançados.
Verônica
Bogado
Camporezi
veronicacamporezi23@hotmail.com
Graduanda em Agronomia
Alessandra
Matte
amatte@utfpr.edu.br
Zootecnista, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural. Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena
Talia Callegaro de
Jesus
taliacallegaro@hotmail.com
Tecnóloga em Meio Ambiente, graduanda em Agronomia
Andreia M.
F.
Henrichs
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Santa Helena, Paraná, Brasil
andreia.heinrichs@santahelena.pr.gov.br
Assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Santa Helena, Paraná, Brasil
Nágila
Brunyele
Goeller
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Santa Helena, Paraná, Brasil
nagila@santahelena.pr.gov.br
Anderson
Brilhador
brilhador@utfpr.edu.br
Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mestrado Profissional em Informática. Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena/PR.
Gabriela
Litre
Universidade Federal de Brasília, Brasília, Brasil
gabrielalitre@yahoo.com
Graduação em Licenciatura en Periodismo, Mestrado em Master of Sciences in Globalisation and Latin American Development, Doutora em Geografia e Ordenamento Territorial Urbano pelo Universite Paris III - Sorbonne - Nouvelle, França.Pesquisadora colaboradora plena e professora colaboradora no CDS-UnB.
Direitos Humanos
26/11/2020