Sistema Coral UTFPR: o avanço do canto coral no mundo digital

ID: 
7633
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81160569652?pwd=VXBRSyt5UFNrVkxYeUZudHZEYnRBZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/c3a77332-570d-41ab-92a9-907551434004
Resumo: 
Este artigo objetiva apresentar o processo de criação do sistema Coral UTFPR, cujopropósito foi de aproximar o público em geral das atividades dos Corais UTFPR, oferecendo uma opção de cultura e educação musical para seus usuários. Justifica-se anecessidade deste projeto por ser uma iniciativa que pode vir a ajudar professores, membros do coral e também a comunidade externa a se aproximarem da aprendizagemde música e de atividades culturais. Disponíveis como um site (Web) e aplicativo dedispositivo móvel (Android e IOS), o sistema apresenta diversas seções que podem sertransmitidas para todos os smartphones que possuírem o app instalado. Espera-se ao finaldo projeto o desenvolvimento completo de um sistema digital que integre o coral, seuscantores e comunidade externa.
Autor(es): 
Gabriel
Francisco
Passos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
gabrielfranciscodospassos@gmail.com
Gabriel Passos, aluno de Engenharia da Computação da UTFPR e também Youtuber do Canal Navio Laftel, já desenvolveu anteriormente, em seu TCC no IFPR, um sistema Android e Web chamado StudyPlus voltado a criação do hábito de estudo e memorização do conteúdo visto. Atualmente é bolsista do LAPTI da UTFPR e Streamer nas horas vagas.
Priscilla
Battini
Prueter
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
pris@utfpr.edu.br
Uma das pioneiras da educação musical remota no Brasil, a maestrina Priscilla Prueter têm uma longa experiência como educadora e regente coral. Maestrina do Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2009 e assessora de cultura e comunicação da Pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias na mesma instituição. Mestre em música pela UFPR e especialista em regência coral pela EMBAP, possui licenciatura em música pela EMBAP, magistério superior pela Vizivalli e bacharelado em canto pela UNESPAR - EMBAP. Teve aulas com Marin Alsop, David Junker, Mariana Farah, Maria Guinand, Neyde Thomas, Eduardo Lakschevitz, Alessandro Sangiorgi. Detentora de vários prêmios na área no Brasil e no exterior, atualmente ela é professora da UTFPR. Em 2017 recebeu a mais alta condecoração como Comendadora, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino: Mérito Cultural Carlos Gomes e no ano seguinte recebeu o Prêmio Arte e Educação da FUNARTE, órgão do Ministério da Cultura, com o espetáculo Fronteiras (2017) que foi classificado entre os dez melhores projetos de arte e educação do país. No ano passado foi a única selecionada como Innovator na área de educação musical no Brasil para desenvolver o primeiro projeto de música e tecnologia no Brasil sob tutoria do Google. Com o advento do Covid-19, Priscilla Prueter conta com uma agenda lotada dividindo seu tempo em ministrar palestras, aconselhamentos para educadores e escolas para todo o Brasil, assim como produz atualmente um vasto material no Youtube para auxiliar os profissionais de ensino sobre educação remota.
Christian Carlos
Souza
Mendes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
ccsm@utfpr.edu.br
Possui graduação em Tecnologia em Informática - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialista em Gestao de TI - Universidade Positivo (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi coordenador do departamento de infraestrutura de tecnologia da informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre 2009 a 2013, Colaborador na Coordenação de Tecnologia na Educação entre 2013 a 2015 e Assessor de Tecnologia, Produção e Trabalho entre 2016 a 2017. Atualmente coordenador do Laboratório de Projetos de Tecnologia da Informação - LAPTI, responsável pelo desenvolvimento de projetos com o Governo do Estado do Paraná e empresas privadas. Tem experiência na área de Sistemas da Informação e Teleinformática , atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da informação, Redes de Computadores, Redes Wireless, Cloud Computing, Infraestrutura de TI além de Sistemas Informatizados para Apoio a Tomada de Decisões.
Modalidade: 
Cultura
Data: 
26/11/2020
Hora: 
15:30