Desaceleração do tempo pela arte a partir da fruição do game Life is Strange

ID: 
7120
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/81160569652?pwd=VXBRSyt5UFNrVkxYeUZudHZEYnRBZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/377e7711-e4a8-4e05-9d72-ec5867fa0224
Resumo: 
O presente trabalho consiste em investigar algumas experiências estéticas contemporâneas que estimulem o efeito da desaceleração da vivência do tempo, dado que este parece ter sido super-acelerado em tempos de super-produtivismo e tecnocracias. Vamos nos debruçar sobre o jogo de computador Life is Strange para, por meio da fruição/jogo, descrever como objetos culturais/artísticos tão importantes à cena contemporânea, a saber, os games, promovem instantes de reflexão, sensibilidade e de decisões intelectuais para quem joga. Partimos da hipótese de que essa submissão do fruidor/jogador a estados mais contemplativos (contrastando com os jogos mais tradicionalmente ligados à lógica estímulo-resposta) implica em experiências de desacelerações de ordem semelhante a outros objetos de arte, como nas artes visuais, poesia e cinema. O repertório teórico inicial será do âmbito do Expressionismo artístico e filosófico.
Autor(es): 
Cleverson
Willian
Honorio
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
cleverson.w.h@gmail.com
Cristiano de
Sales
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
cristiano0903@gmail.com
Modalidade: 
Cultura
Data: 
26/11/2020
Hora: 
14:30