Formação continuada no ensino fundamental 1 e seus desdobramentos: ensino da língua

O projeto "Formação Continuada e seus desdobramentos no Ensino Fundamental 1: o ensino da língua por meio dos gêneros do discurso" busca fortalecer laços entre a Universidade e a educação básica, por meio de encontros de discussão, oficinas e elaboração de material didático. Esse projeto procura desenvolver um trabalho de parceria entre professores do Ensino Fundamental I, engajados nas fases iniciais de alfabetização e letramento e professores do curso de Letras da UTFPR, visando a aproximação e o diálogo para a formação. No decorrer do projeto são oferecidas oficinas com elaboração de unidades didáticas, a partir de gêneros do discurso. Essas propostas são aplicadas a alunos do Ensino Fundamental I e, posteriormente, compiladas em um livro, juntamente com os resultados coletados em sala de aula. Este projeto, de cunho inovador, faz crescer o diálogo entre os diferentes níveis de ensino, assim, se por um lado os professores da rede municipal têm a oportunidade de um contato mais estreito com o conhecimento acadêmico, por outro, os professores e alunos da UTFPR podem aproximar-se mais da práxis cotidiana das escolas, o que reforça os objetivos de um projeto de extensão, ou seja, a ideia da relação com o outro e a comunidade externa.
Jaciely
Martins de Moura