TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O presente trabalho consiste de um relato de experiência acerca do desenvolvimento de oficinas temáticas, elaboradas com base na teoria da instrução de Gagné, sobre Educação em Saúde realizadas com crianças/adolescentes assistidas por Centros de Convivência de Campo Mourão/PR. Foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas, de 2h de duração cada, sobre Educação em Saúde (física, mental e social). A partir dos relatos e relatórios produzidos por diferentes grupos de licenciandos que vivenciaram a elaboração, desenvolvimento e avaliação das oficinas temáticas, podemos observar que inicialmente as crianças/adolescentes possuíam uma percepção restrita acerca do tema saúde e que esta foi ampliada após o desenvolvimento das oficinas temáticas. Observamos também que, apesar da heterogeneidade das crianças/adolescentes em termos de idade e nível de escolarização, o desenvolvimento de oficinas temáticas relacionadas ao tema saúde é possível de ser realizado em ambientes não-formais de ensino e aprendizagem. Ao analisar as produções das crianças/adolescentes podemos considerar que há evidências de aprendizagens dos tipos informação verbal, estratégias cognitivas, habilidades intelectuais e atitude.
Bruno Pereira
Gabriel