Criação de videoaulas gamificadas para deficientes intelectuais na pandemia de COVID-19

ID: 
5915
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/87308479228?pwd=SEtxSVpTdjNVM3pNQUVRMk5ERXkyZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/de27b65f-8287-4b8b-91e9-cf3faa5d9bb1
Resumo: 
A suspensão das aulas presenciais no ensino de modalidade especial, em consequência da pandemia de COVID-19, afetou diretamente os alunos com deficiência intelectual. O uso das técnicas de gamificação aplicadas no desenvolvimento de videoaulas torna-se uma iniciativa benéfica para esse público. A gamificação aplicada em vídeos auxilia positivamente o processo de ensino desses estudantes, mostrando-lhes uma nova forma de aprender. Este artigo apresenta como foi realizado a criação das videoaulas gamificadas para os alunos com deficiência intelectual que frequentam uma escola de educação especial da região. As videoaulas visam ensinar aos alunos o conteúdo de segurança alimentar. Apesar do resultado eficiente da gamificação nas videoaulas, constatou-se, por meio de perguntas elaboradas sobre a aula de formulários do Google, a dificuldade que os alunos com deficiência intelectual apresentam no domínio da tecnologia.
Autor(es): 
Alline da
Silva
Leal
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
alline94@live.com
Simone
Nasser
Matos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
snasser@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Educação
Data: 
23/11/2020
Hora: 
15:30