Desenvolvimento de jogo de cartas para a promoção da Educação Ambiental em resíduos sólidos

A Educação Ambiental visa à formação de indivíduos mais conscientes e sensibilizados. Contudo, há grandes desafios para tornar esse processo mais prazeroso e mais eficiente. Torna-se necessário, portanto, a dinamização deste processo, atrelando desafios, competitividade, criatividade e senso de grupo. Criada em 2012, a Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos (CGRS) da UTFPR-LD desenvolve atividades ligadas à Gestão de Resíduos Sólidos e à Educação Ambiental a fim de seguir as orientações e normativas determinadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e pelo Decreto n. 5940/2006. Neste sentido, considerando o desafio de dinamizar os processos de Educação ambiental, a CGRS desenvolveu um jogo para aplicação com crianças e jovens de modo a abordar questões ambientais. O objetivo deste trabalho é, portanto, apresentar o jogo desenvolvido, suas instruções e seu design. Foi desenvolvido um jogo de cartas sobre a temática “Resíduos Sólidos”, denominado de “Cartas contra o Desperdício”. O padrão estético foi desenvolvido em cima das cores padrão da CGRS e de sua mascote, nomeada de Resildo.
Johvanny
Lourenço