Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio: um relato da quarta edição

Este artigo apresenta o projeto de extensão da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. Para isso, são introduzidos conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. Contudo, devido à pandemia provocada pelo Corona vírus (COVID-19), o projeto não pode ser executado conforme planejado e os acadêmicos têm se dedicado em tempo integral à reestruturação dos métodos e materiais empregados nas três edições anteriores. As etapas executadas contribuíram muito para o aprendizado dos acadêmicos e para a continuidade (quando possível) do projeto, pois muitas das atividades realizadas têm contribuído para o aprimoramento inclusive das estratégias do projeto. A divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos tem atingido seu objetivo. Embora nesta edição o projeto tenha sido paralisado entre a etapa de divulgação e início dos encontros, há pelo menos 15 egressos do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo.
Jefferson
Gustavo