Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio: um relato da terceira edição

Este artigo apresenta as atividades realizadas na terceira edição de um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação do câmpus perante a comunidade externa, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. Para isso, foram planejados 20 encontros para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. A taxa de evasão dos alunos participantes do projeto foi elevada, pois apenas 50% dos ingressantes concluíram o curso. No entanto, estes mostraram elevado grau de interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressantes nos cursos da UTFPR. Os participantes receberam uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos, além de terem apresentado um ótimo desempenho. Também acreditamos que divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos atingiu seu objetivo, já há pelo menos 15 egressos do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo.
Jefferson
Gustavo