Desenvolvimento experimental para controle de força e posição de uma junta robótica

No decorrer do trabalho será apresentado o método de identificação dos parâmetros físicos do motor de corrente contínua, e com base nesta na teoria, o sistema será classificado pela posição dos polos no plano S, e serão estimadas as constantes de controle. Através da lógica clássica e da lógica Fuzzy o controlador e seus parâmetros serão estipulados. A ferramenta Simulink será a interface para aquisição de dados na placa National Instruments PCI-6221 conectada ao servoamplificador, sensor encoder de efeito hall e ao sensor de corrente. Todos esses componentes serão utilizados no experimento para a validação da eficiência da estrutura de controle.
ALEXANDRE
DA CRUZ
POLICARPO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
alexandredacruzpolicarpo@gmail.com
Departamento de Mecânica. Sistemas de Controle Mecânico.
Fabian
Andres
Lara Molina
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
fabianmolina@utfpr.edu.br
Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período sanduíche em L'Ecole supérieure d'électricité - E3S (Supélec Sciences des Systèmes). Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação de Engenharia (PPGEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projeto das Máquinas e Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos de síntese e otimização aplicados ao Projeto Mecânico, Controle de Sistemas Mecânicos, Mecatrônica, Dinâmica, Quantificação de Incertezas e Modelagem Estocástica e Robótica.
Tecnologia e Produção