Controle de qualidade da alimentação da rede estadual de ensino do município de Francisco Beltrão-PR

Para garantir a qualidade e a segurança alimentar, evitando malefícios a saúde do consumidor, os produtores devem utilizar das Boas Práticas de Manipulação, bem como de qualquer outra técnica complementar que assegure essa qualidade. Considerando que a ambientes públicos, como escolas, fornecem alimento para inúmeras crianças e adolescentes, muitas vezes com organismos mais frágeis e menos saudáveis, prover alimento seguro para esses indivíduos torna-se essencial. Esse trabalho teve por objetivo criar um programa de higienização específico para cada escola da rede estadual de Francisco Beltrão-PR, baseado nos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) definidos na legislação vigente, a fim de proporcionar melhorias na qualidade da merenda fornecida. O método empregado consiste em visitar as cozinhas das escolas presentes no município e elaborar os POPs para cada uma delas, baseados na metodologia exposta na RDC nº275/2002. Devido a epidemia mundial de COVID-19 e a necessidade atual de isolamento social, a execução completa desse projeto tornou-se inviável. Entretanto, considerando a importância da alimentação fornecida pelos colégios estaduais, sobretudo para os estudantes mais carentes, ressalta-se a relevância da aplicação de projetos desse tipo.
Daniela
Zanini
Scarabotto
scarabottodani@hotmail.com
Graduanda de engenharia de alimentos na UTFPR, no campus de Francisco Beltrão.
Andréa
Cátia Leal
Badaró
andreabadaro@utfpr.edu.br
Professora Doutora, docente na UTFPR-FB, Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias, presidente do Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD) e responsável pelo laboratório de leite e derivados.
Fabiane
Picinin de Castro
Cislaghi
fabianecastro@utfpr.edu.br
Professora Doutora, docente na UTFPR-FB, Departamento de Engenharia de Alimentos.
Tecnologia e Produção