Projeto de extensão von Braun – A construção de foguetes como forma de engajamento e divulgação da ciência

Sendo a universidade local privilegiado para produção e acumulação de conhecimento, foi criado em 2012 o projeto de extensão von Braun, com os objetivos de (i) formar profissionais mais capacitados através do engajamento dos acadêmicos de engenharia na pesquisa cientifica na área de produção de foguetes, (ii) compartilhar o conhecimento adquirido dentro da universidade com estudantes do ensino básico através da realização de oficinas em escolas públicas e (iii) promover a conscientização da população não inserida nos meios de ensino sobre a importância da pesquisa cientifica e das universidades, através de participações em feiras, exposições, palestras e meios midiáticos. No último ano de atuação, o projeto cumpriu com os seus objetivos propostos, alcançou um imenso público através de suas participações em eventos, mídias sociais, e realização de cursos. Na área da pesquisa cientifica, vem desenvolvendo novos protótipos destinados a competições nacionais e aperfeiçoando os métodos de produção de foguetes suborbitais.
Wanderson
da Cruz
Walber
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
wanderson.walber@gmail.com
Acadêmico do curso de Engenharia Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e bolsista no projeto de extensão von Braun, onde atua na pesquisa e no desenvolvimento de motores-foguetes, propelente sólido, modelagem 3d, e também na organização e realização de exposições, feiras e palestras. Atuou também como palestrante no projeto de extensão UTFPR Sem Fronteira e como monitor da disciplina de Introdução aos Processos Químicos.
Guilherme
Bertoldo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
glbertoldo@gmail.com
Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2014). Professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Física, com ênfase em dinâmica de fluidos computacional, otimização aerodinâmica, dinâmica gases rarefeitos, equação de Boltzmann e equações modelo.
Tecnologia e Produção