Desempenho de lavouras de soja em função da qualidade de semeadura

O estudo teve por objetivo realizar um levantamento, em nível de produtor rural, para avaliar a qualidade de distribuição de plantas na linha de semeadura da soja, em lavouras comerciais de Dois Vizinhos/PR. Dez agricultores participaram do levantamento, disponibilizando suas áreas para avaliação, onde quatro pontos por lavoura foram amostrados de forma aleatória. Cada qual equivaleu a 10 metros lineares, onde se mediu a distância entre as plantas na linha de semeadura, bem como se contou o estande final. Depois, estas áreas medidas foram colhidas, e as plantas trilhadas na UTFPR-DV", procedeu-se a limpeza dos grãos, determinação de umidade, pesagem, e cálculo de produtividade por hectare. Com os dados de medição se calculou a percentagem de falhas, duplas/múltiplas e aceitáveis. De uma forma geral, as lavouras se apresentaram com qualidade razoável à inadequada de distribuição de plantas na linha de semeadura, havendo variação, também, para o estande final e produtividade. No entanto, não houve uma associação entre qualidade de distribuição de plantas na linha e produtividade de grãos.
Willian
Vinicius