Destilação de bebidas para a produção de álcool líquido a 70% INPM para desinfecção

A pandemia denominada COVID-19 vêm sendo o assunto mais preocupante no ano de 2020. Causada pelo vírus SARS-CoV-2, a doença é transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas/secreções originadas pela fala e espirro, e também, por meio de fômites (objetos e superfícies inanimadas contaminados) que podem contaminar superfícies por horas. Desta forma, este trabalho teve por objetivo produzir álcool etílico a 70°INPM para higienização de superfícies em geral. Para obtenção do álcool foram destiladas bebidas de diferentes teores alcoólicos doadas pela Receita Federal – Delegacia em Cascavel-PR, realizando o controle de qualidade do metanol no destilado. Também foi produzido álcool etílico a 70°INPM a partir de álcool etílico 96% (v/v) adquirido pelo projeto. O ajuste da concentração do álcool para 70% (m/m) seguiu as normas do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira. Ao longo da produção totalizou-se 1248,5 L de álcool 70%. Portanto, alcançou-se um volume considerável e satisfatório.
LEONARDO HENRIQUE
DA SILVA