O uso das TICs na inclusão digital de agricultores familiares em tempos de COVID-19.

Com os avanços tecnológicos, as tecnologias de informação e comunicação se tornaram essenciais para a comunicação, gestão e produção dos agricultores familiares. Deste modo, o projeto buscou capacitar e disseminar plataformas digitais que auxiliam produtores rurais e profissionais da assistência técnica e extensão rural (ATER) nas ações previstas pelo projeto de extensão denominado, o uso das TICs na agricultura familiar. Foram realizadas no método presencial oficinas de capacitação com ferramentas voltadas às mídias sociais para se obter um eficiente acesso, uso e apropriação. Devido ao isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19, foram então elaborados materiais instrucionais para realização de futuros eventos online sobre a temática das tecnologias digitais para uma agricultura sustentável.  Oportunizou-se por meio das reuniões online, a realização de um simpósio virtual sobre as TICs na extensão rural, com a participação de mais de 75 produtores rurais e profissionais da ATER. Além disso, cinco oficinas presenciais foram realizadas com êxito com média de 15 participantes por oficina na comunidade de Boa Esperança do Iguaçu. Desta maneira, observou-se a importância destas tecnologias por oportunizar otimizações, conexões, melhorias no desempenho na agricultura familiar e na qualidade de vida no meio rural.
Rebeca
Becker Miranda
rebecabeckermiranda@hotmail.com
Acadêmica de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.Bolsista do projeto de Extensão e Inovação: O uso das tecnologias de informação e comunicação na agricultura familiar.
Almir
Antonio
Gnoatto
almirgnoatto@utfpr.edu.br
Doutor e professor no curso de agronomia da UTFPR- Dois Vizinhos.Orientador do projeto de Extensão e Inovação: O uso das tecnologias de informação e comunicação na agricultura familiar.
Eliza
Taborda Afonso
eliza_aafonso@outlook.com
Acadêmica de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.Voluntária do projeto de Extensão e Inovação: O uso das tecnologias de informação e comunicação na agricultura familiar.
Amanda
Heloize