Relações de confiança nas feiras orgânico/artesanais de Pato Branco-PR

Conectando campo e cidade as feiras têm grande importância socioeconômica para toda comunidade, pois além de promoverem as cadeias curtas de comercialização, elas promovem a socialização e a segurança alimentar. Considerando isto, o presente estudo tem como objetivo analisar as relações de confiança estabelecidas entre produtores, consumidores e demais participantes das feiras. Para tal, a pesquisa empírica de caráter qualitativo foi realizada mediante a observação não-participativa e entrevista com roteiro semiestruturado de 55 consumidores das feiras de produtos orgânicos e artesanais dos bairros de Pato Branco-PR, onde  foi possível identificar os mecanismos de confiança que norteiam as relações estabelecidas entre os atores. Assim, verificou-se a presença de sistemas abstratos de confiança através de sistemas peritos (por meio das instituições organizadoras das feiras e selos orgânicos disponibilizados por órgãos competentes) e de co-presença entre os agricultores, consumidores e organizadores das feiras, os quais os criam um ciclo de reciprocidade que permite a perseverança das feiras, pois o consumidor realiza a compra mediante o grau de confiabilidade que apresenta com o agricultor e, assim, se torna fidelizado.
CECILIA
EDUARDA
GNOATTO TOMAZINI
ceciliaa550@hotmail.com
Acadêmica do curso de Agronomia e bolsista de iniciação científica na área de socioeconomia.
Miguel
Ângelo
Perondi
miguelangeloperondi@gmail.com
Norma
Kiyota
normak@idr.pr.gov.br
Coordenadora do Polo de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- IAPAR- EMATER do municipio e Pato Branco e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional na UTFPR- Câmpus Pato Branco.
26/11/2020