Geração de resíduos de papel na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: redução e consumo sustentável

O papel proporciona inúmeras vantagens na sua utilização, como na higiene, na culinária, além das mais famosas funções desempenhadas para grafia. Entretanto, estas funções passaram a ter grande dúvida quanto a toda esta efetividade, uma vez que os resíduos da fabricação, em conjunto com uso excessivo e administração inadequada do descarte final do papel começaram a afetar o meio ambiente. O descarte final de resíduos de papel é um dos maiores desafios entre as questões ambientais a serem solucionadas, pois todo o processo de fabricação do papel é dotado de impactos ambientais, que iniciam desde o desmatamento da madeira, até a finalidade do papel usado. A atenção no consumo do papel não abrange apenas o manuseio dos resíduos da fabricação, mas no acometimento da utilização inadequada e excessiva do mesmo, pois esta ação final é responsável pelos impactos ambientais gerados desde o processo inicial do produto. Utilizando um levantamento da geração de resíduos de papel na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, foi realizada uma abordagem pessoal para sensibilização para com o consumo do papel em todos os setores em campanha com divulgação em mídia digital para reaproveitamento, atenuação e consumo sustentável.
Lucas
Henrique Vagner