Análise da composição gravimétrica dos resíduos recicláveis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão.

ID: 
6097
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/87227239355?pwd=RWE5RkY0OSthK2NldUphVSt5bGNFUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/35360715-caa2-47ad-ae2a-fc67ed9174c2
Resumo: 
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da composição gravimétrica dos resíduos recicláveis gerados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão. O câmpus possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) onde fica estabelecido critérios de segregação, acondicionamento interno e externo, coleta e disposição final, garantindo a necessidade da separação dos resíduos entre recicláveis e rejeitos. Para a realização da composição gravimétrica foram utilizados os resíduos recicláveis referentes a uma semana de geração. Os resíduos foram triados de acordo com sua composição, acondicionados em sacos plásticos e/ou baldes de volume conhecido, e pesados. A quantidade de resíduos recicláveis triado foi de 83,04 kg, constatando a ocorrência de sete tipos de material: papelão, plástico, papel, vidro, metal e poliestireno, respectivamente em ordem decrescente de quantidade (Kg).
Autor(es): 
Maria
Carolina
Zampieri-Macome
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
maria_czb@hotmail.com
Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão. Bolsista da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão.
Vanessa
Medeiros
Corneli
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
vanessacorneli@hotmail.com
Professora do Departamento Acadêmico de Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Campo Mourão. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Engenharia Urbana pela UEM. Especialista em Gerenciamento e Auditoria Ambiental pela UTFPR. Graduada em Tecnologia Ambiental pela UTFPR. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão envolvendo os temas gestão ambiental, certificação ambiental, resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental.
Maria
Eduarda Martins dos
Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
m.eduarda.01@hotmail.com
Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão
Modalidade: 
Meio Ambiente
Data: 
26/11/2020
Hora: 
09:00