Turerê - Sistema anti-predação para ajudar na coexistência entre onças e humanos

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas, sendo considerado um predador de topo de cadeia, e está presente em diferentes biomas no Brasil, entre eles a Mata Atlântica. Nesse bioma as populações da espécie estão bem reduzidas, e é estimada entre 250 a 300 indivíduos. A espécie é considerada criticamente ameaçada nesse bioma e o Parque Nacional do Iguaçu, é um dos últimos refúgios da espécie. A proximidade com o Parque Nacional torna algumas propriedades em seu entorno vulneráveis a predação de animais de criação por grandes felinos (onça-pintada e puma – Puma concolor). Isso pode fazer com que esses animais sejam abatidos em retaliação. Com o intuito de promover a coexistência entre moradores da região e os grandes felinos, este projeto propõem a construção e instalação de um sistema de luzes intermitentes, denominado Sistema Turerê. Tal sistema foi instalado em parceria com o Projeto Onças do Iguaçu, em três propriedades que tiveram casos de predação de animais, e desde sua instalação ainda não ocorreram novas predações. Além disso, um efeito colateral positivo, foi a diminuição de ataques de morcegos hematófagos aos animais das propriedades.
Alfredo
Conceição