Desafio Tampinha Solidária: uma forma de desenvolver o espírito da solidariedade e sensibilização ambiental

A Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina (UTFPR-LD) foi criada em 2012, em atendimento ao Decreto Federal nº 5940/2006 e a Lei nº 12.305/10. Seu objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à importância da Coleta Seletiva Solidária e também sobre a correta segregação de resíduos. Assim, criou-se o Desafio Coleta Seletiva Solidária, com o propósito de disseminar práticas sustentáveis, colaborar com a formação dos estudantes e demonstrar que os resíduos podem ter uma destinação solidária. Em 2019 promoveu-se o II Desafio Coleta Seletiva: “Tampinha solidária”, com o objetivo de desenvolver o espírito de solidariedade, conscientização e sensibilização ambiental entre os estudantes da UTFPR-LD que, em grupos, realizaram a arrecadação de tampinhas plásticas. Este trabalho apresentará a experiência do uso do Desafio como estratégia de Educação Ambiental e a avaliação da atividade sob a ótica dos participantes. A participação foi voluntária e a inscrição foi de cunho solidário. Um formulário online foi enviado aos participantes para avaliação do evento, de modo a se realizar melhorias nos próximos Desafios. Os participantes ficaram satisfeitos em participar da atividade que arrecadou 164,13kg de tampinhas plásticas, que foram doadas para uma instituição beneficente de Londrina.
Karine
Zucco