Otimização de projeto de um robô de combate da categoria Featherweight

A extensão universitária é muito importante para a formação profissional, possibilitando ao universitário desenvolver habilidades que vão além da sala de aula tradicional. A Equipe de Robótica DotBotz surgiu com a finalidade de proporcionar este ambiente de aprendizado para os alunos através da construção de robôs de combate, que apresentam diversos desafios para a engenharia, como a seleção e dimensionamento de componentes eletrônicos, o projeto da estrutura, da locomoção, além dos desafios gerenciais. As competições de robôs estão se tornando cada vez mais conhecidas, envolvendo diversos competidores, o que leva ao aumento do nível necessário para vencer as batalhas. Deste modo é preciso que os robôs sejam otimizados a cada competição buscando melhores resultados. Este artigo traz o estudo para otimização do robô de combate Feather Smith, da categoria Featherweight, com o objetivo de solucionar problemas constatados na última competição com o intuito de conseguir melhores resultados nas competições futuras. O trabalho mostrou que a adoção de dois circuitos independentes de alimentação para cada conjunto de locomoção e a troca de alguns componentes como motor, aumentam suas chances de ganhar um combate.
Rodrigo
Watanabe