A extensão na inclusão de catadores de recicláveis em Almirante Tamandaré, Paraná

Este artigo descreve ações do projeto de extensão universitária ‘Atentar-se à exclusão para contribuir com a inclusão’, realizado no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em articulação com duas associações de catadores de materiais recicláveis no município de Almirante Tamandaré (PR). O objetivo principal é trocar experiências e saberes na proposição e implementação de soluções para dignificar o trabalho dos catadores. As primeiras ações que desencadearam os objetivos atuais do projeto foram em 2014 e seguem ininterruptamente, numa sequência de propostas e de conquistas. A metodologia adotada é a participativa, onde todos os parceiros são igualmente responsáveis pelas decisões. Os principais resultados ao longo do período incluem elaboração de capacitação em segurança ocupacional para os catadores, elaboração de projetos arquitetônicos para reforma do barracão onde trabalham, produção de documentário em vídeo sobre uma das associações de catadores do município e acompanhamento das ações para otimizar a gestão dos resíduos sólidos em Almirante Tamandaré. Recentemente, uma conquista significativa foi a assinatura de Termos de Colaboração entre as associações de catadores e a prefeitura, representativa do exercício de articulação entre diversas parcerias envolvidas.
Adrineia
Tecchio
Gonçalves
adritegon@gmail.com
Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Stella
Maris da Cruz
Bezerra
sbezerra@alunos.utfpr.edu.br
Ph.D. em Engenharia Ambiental. Professora Titular do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Giulia
Mazeto
Nunes
g.mazeto@hotmail.com
Thays
Alves
Lopes
thays@alunos.utfpr.edu.br
Vinicius
Burger
Bittencourt
vinibitburger@hotmail.com
Estudante, Curso Broadcasting, Centennial College - Toronto, Canadá.
Élida
Marques