Análise Aerodinâmica de carenagem de veículo de eficiência para a competição Shell Eco-Marathon

ID: 
7311
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84951395867?pwd=N3RKM3R1WlJ0eXY5R3JaZUowZWFhQT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/03677bdb-607f-4ba6-85b7-604753c6746d
Resumo: 
A Shell Eco-Marathon é uma competição que desafia estudantes do mundo inteiro a construir um veículo de alta eficiência. Uma das variáveis que influenciam o consumo de energia é a aerodinâmica do carro. O principal objetivo deste trabalho é escolher, para a equipe UTECO da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Guarapuava, a carenagem para a edição de 2021 da Shell Eco-Marathon Brasil. Primeiramente é necessário são feitos os projetos de três modelos em potencial, utilizando o software Autodesk Inventor, e após aprovação da equipe, irão passar por simulação utilizando Mecânica dos Fluidos Computacional (CFD), com o ANSYS Fluent. Após isso, será feita uma análise dos coeficientes de arrasto obtidos para os três modelos. Para simular as condições, os resultados são baseados nas equações médias de Navier-Stokes e o modelo de turbulência κ-ε, e após uma análise estatística, o modelo com menor coeficiente será o escolhido. As variáveis usadas no ANSYS, como temperatura e pressão são baseadas na cidade do Rio de Janeiro – RJ e as malhas feitas no ANSYS limitadas aos recursos computacionais disponíveis.
Autor(es): 
Carlos
Eduardo
Maia
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
cadumaia96@gmail.com
Acadêmico do décimo período de Engenharia Mecânica.
Aldo
Przybysz
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
aldop@utfpr.edu.br
Coordenação de Engenharia Mecânica (COEME) - Guarapuava
Modalidade: 
Inovação
Data: 
26/11/2020
Hora: 
14:30