Estudo da transição para a motorização elétrica de uma aeronave rádio controlada para a competição SAE Brasil AeroDesign

ID: 
6785
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84951395867?pwd=N3RKM3R1WlJ0eXY5R3JaZUowZWFhQT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/d664747a-6ff9-40fd-80d6-1d7ce4fd75a9
Resumo: 
A motorização elétrica dos meios de transportes é um tema bastante discutido e presente nos dias de hoje. E essa realidade também passou a estar presente na Competição SAE Brasil AeroDesign, no qual foi permitido esse ano a motorização elétrica das aeronaves rádio controladas na categoria regular. Com base nisso, esse trabalho busca avaliar a viabilidade da transição para este tipo de motorização no projeto desse ano da UTFalcon Aerodesign, uma vez que desde a fundação da equipe sempre foi utilizado motores a combustão. Para isso, foram realizados testes de bancada estáticos e dinâmicos com alguns modelos permitidos na competição dos motores elétricos e comparados com o banco de dados de grupos motopropulsores à combustão da equipe para avaliar a viabilidade.
Autor(es): 
Pedro
Wernek
Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
pedros.1998@alunos.utfpr.edu.br
Marcelo
Vasconcelos
Carvalho
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
mvcarvalho@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Inovação
Data: 
26/11/2020
Hora: 
14:30