Do sol para a universidade: expandindo o uso da energia solar fotovoltaica

O interesse por sistemas baseado em energia solar vem aumentando nos últimos anos. Apesar disso, o percentual dessa fonte de energia na matriz energética brasileira ainda é pequeno tal como o conhecimento acerca dos mecanismos envolvidos, mesmo dentro de universidades. Nesse projeto de extensão foram desenvolvidas/adaptadas tomadas USB para recarga de bateria de celular com energia proveniente de um sistema fotovoltaico previamente instalado com o objetivo de ampliar a utilização da energia produzida e, ao mesmo tempo, introduzir ideias de sustentabilidade e promover discussões a respeito de fontes alternativas de energia dentro da universidade. Para a confecção das tomadas utilizamos o circuito de um carregador de celular veicular que, verificamos, apresenta um comportamento muito próximo ao dos carregadores convencionais e opera com tensão contínua, o que permite seu emprego diretamente em sistemas fotovoltaicos. Também confeccionamos um comutador eletrônico de baixo custo que permite a troca de fontes de energia entre a tradicional e alternativa, como a do sistema fotovoltaico, a fim de ampliar a utilização da energia fotovoltaica gerada pelo sistema em questão também para alimentar lâmpadas LEDs. Embora esse comutador esteja pronto, sua implementação não pode ser concluída in loco devido a pandemia.
Romeu
Miqueias